Neste mês (setembro 2021) a Scuola Mosaicisti del Friuli – Arte musiva, completou 100 anos de história. Vendo as comemorações, nas redes sociais, me bateu aquela saudade enorme e comecei a rever as fotos que tirei quando, em 2016, participei de um intercâmbio maravilhoso convivendo e aprendendo, durante 15 dias, o básico do mosaicismo. Foi uma experiência incrível, conhecer toda a história e a energia da escola que tem arte por todos os seu cantos.
Ela localiza-se na Itália, cidade de Spilimbergo - as margens do rio Tagliamento, que é uma das cidades de arte mais bonitas do Friuli Venezia Giulia; Spilimbergo é conhecida em todo o mundo por seus mosaicos decorativos e por ser o lar da prestigiosa Escola de Mosaico do Friuli, uma instituição única no mundo fundada em 1922, herdeira das tradições romanas e bizantinas.
Centro de formação mundialmente famoso, realizando importantes obras internacionais, valorizando a arte em mosaico através do estudo, da pesquisa, da experimentação, do uso de novas tecnologias e do encontro com importantes artistas contemporâneos, através do ensino. Recebe alunos do mundo inteiro e a formação completa leva em média 5 anos.
Um exemplo de grandes obras que saiu da cidade de Spilimbergo, foi a produção da “Cúpula da Trindade - da maior igreja católica da América do Norte - 24 toneladas de vidro veneziano que embelezam a cúpula da basílica do santuário nacional da Imaculada Conceição, em Washington, EUA. - este é meu exemplo favorito, porque tive o privilégio de conhecer a criação e produção de cada parte da cúpula. Farei um outro post falando sobre a “Cúpula da Trindade se não é muita foto em uma publicação só hehehe.
Abaixo algumas fotos da minha experiência por lá.
Fiquem bem!
Bjs da Tina