Após aceitar o convite, do SESC, para fazer fotografias com a temática “livros”, vieram a minhamente reflexões do tipo:
* Como esta o nosso estímulo para ler um bom livro?
* Quem nos transmite o amor pelos livros e pela leitura?
* Estimulamos as pessoas a nossa volta com o hábito da leitura?
Busquei pessoas envolvidas pelo gosto da leitura (o prazo era curto), cada pessoa fotografada foi uma experiência ímpar e um aprendizado incrível e único.
Nesta quarta-feira (23/ 10/2019) começou a Feira do Livro de Torres e lá estão expostas algumas destas fotos, agradeço ao patrono Rodrigo Munari e a anfitrião prof. Antonio S. Pereira e a todos pela disponibilidade e carinho em participar dos ensaios (como modelos ou facilitadores) - Luísa, Benício, Vitor, Juliana, Tâmara, Agnes, Márcia, Vanessa, Hiago, Josué, Angela, Rafaela, Sofia, Jorge e Theo Herrmann, , Helenita, o Eduardo (da biblioteca municipal), Contra Mestra Cris Gomes e Jaqueline Vaz e que a nossa paixão pelos livros só cresça. Grata a todos!
A baixo algumas fotos desta experiência incrível e um artigo escrito pela psicóloga Jaqueline Vaz.
Leitura, um prazer em todas as idades!
O prazer pela leitura amplia a mente, integra conhecimentos, desbrava horizontes, enriquece o vocabulário e oportuniza novas ideias.
Uma boa leitura, nos aprimora cognitivamente e permite globalizar nossa consciência.
O estímulo pela leitura deve ocorrer na primeira infância, esse mundo misterioso e estimulante que só uma bela leitura pode oferecer, deve ser apresentado antes mesmo do primeiro balbuciar, pois, ao despertar na criança o prazer pela leitura, mostramos a ela um mundo mágico a ser explorado.
Em tempos de interatividade via telefone celular e internet, fazer com que as crianças se interessem pela leitura não é tarefa fácil, mas certamente é fundamental para formar leitores conscientes e cidadãos bem-informados.
Com histórias atrativas, fotografia e recursos interativos, os livros são uma fonte dinâmica para se abordar assuntos delicados, passar informações assertivas, histórias e fantasias, assim, semearemos um mundo com mais empatia, amor e solidariedade.
Se uma criança adquire o prazer pela leitura, logo será um jovem apaixonado por livros e crítico ao ler resenhas sem embasamento teórico ou de fonte duvidosa, gerando uma postura de confronto com a superficialidade e fake news, elementos tão comuns em nossas redes sociais.
Quando o prazer pela leitura está instituído, percebe-se uma nova raça com melhor desempenho acadêmico, convicto de suas crenças, transbordando coragem e disposição para superar expectativas de futuro.
A verdade é que, o prazer pela leitura, seja ela em livros, gibis, jornais ou revistas, não importa em qual formato, físico ou digital, faz com que o simples ato de ler seja uma das oportunidades mais democráticas e acessíveis de desenvolvimento pessoal e profissional, gerando vantagem competitiva no mundo dos negócios e na diversidade cotidiana.
Ler, escrever, dissertar... o prazer que este mundo provoca vai além da concepção migratória estabelecida através das gerações. Ler impulsiona mudança de vida, previne depressão, ansiedade e doenças degenerativas como Alzheimer e demência.
Uma sociedade que lê, é mais humana e próspera, o prazer pela leitura gera felicidade e satisfação sem sair do lugar.
Boa Leitura!